Progama de Casamento – Parte II

>> segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Como prometido, vou listar o que pode estar presente no Programa, continuando de onde paramos, ok?
Elementos que podem estar presentes:  


Capa – Basicamente, inclui a data e o nome dos noivos. Também pode incluir o local e a hora da cerimônia. Uma foto, um elemento gráfico, qualquer coisa que ligue esse item à todos os outros itens personalizados que você escolheu para o casamento.

A capa é apenas uma opção de layout. Não é extremamente necessária. Você pode ter tudo isso descrito de outras formas no seu programa.

Ordem do Cortejo - Se você optou por não fazer uma capa, é aqui que você vai colocar as informações que colocaria nela. Procure colocar essas informações logo antes da ordem do cortejo. Depois, liste tudo o que acontecerá durante a cerimônia., incluindo o repertório musical, leituras, votos, troca de alianças, homenagens, etc. Lembre-se que tudo isso é muito importante quando se trata de uma cerimônia diferente, como descrito na Parte I, para que os seus convidados não se sintam perdidos.
E certifique-se de que tudo esteja descrito na ordem exata em que tudo irá acontecer.


Membros do Cortejo - Uma simples lista com os nomes de todas as pessoas envolvidas no cortejo. Por exemplo:

- Celebrante: Frei Afonso Agostino;

- Pais da Noiva: Elyete e Walter Xavier;

- Pais do Noivo: Dirce e Carlos Motta;

- Madrinhas: ......

- Padrinho: ......

- Florista: .......

etc, etc.


Isso é o básico e mais tradicional. Mas, você não tem que seguir tudo à risca. Principalmente se a sua cerimônia for mais informal.



Outros elementos que você pode incluir:

- Uma explicação sobre a tradição ou ritual usados na sua cerimônia (no caso de uma cerimônia diferente);

- Agradecimentos;

- Homenagens. Por exemplo: se você estará usando o vestido de casamento que foi da sua mãe, um castiçal no altar que está na sua família há anos, se você estará carregando um terço que foi da sua avó como forma de homenagem, etc.

- Uma breve explicação sobre o porquê da escolha de cada madrinha e padrinho, em especial;

- Uma explicação sobre o significado das músicas de entrada dos padrinhos, noivos, etc (se eles tiverem uma razão em especial);

- Direções sobre o local da recepção;



Lembre que você não precisa e, na minha opinião, não deve incluir tudo isso. A intenção não eé fazer um manual de casamento. É um simples livreto (ou não), com as coisas que você considera mais importantes que seus convidados saibam.



Escolha os itens que você considera mais importantes e monte um programa pequeno para não se tornar cansativo e explicativo demais. Deixe alguma surpresa para os seus convidados. Não entregue absolutamente tudo antes da cerimônia. Por exemplo: você pode, ao invés de listar todas as músicas do cortejo, dizer simplesmente porque escolheu cada uma delas. Deixe que eles se surpreendam com cada escolha na hora em que elas tocarem. Ou, você corre o risco de tirar toda a graça do momento.



Por enquanto é isso. Sugestões de layout ficam guardadinhas para o próximo post, com a Parte Final.
Besos.

1 comentários:

Greice 12 de agosto de 2009 às 22:10  

Só não demora com a parte final porque me caso em 3 semanas!!! hehe

Zarpo