Programa de Casamento - Parte I

>> quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Para dar mais graça à sua cerimônia, que por si só já é uma das partes mais importantes do casamento, vou propôr à vocês preparar um Programa de Casamento para ser usado nela.

O Programa é um dos pequenos detalhes que acrescentam um toque especial ao seu grande dia. Eles não são apenas uma bela recordação do seu casamento, mas também ajudam o seu convidado a entender tudo o que está acontecendo. E, porque não ajudar a compôr uma decoração mais simples e personlizada, além de ficarem lindos nas fotos?

Nenhum livro de etiqueta vai dizer que você precisa ter um, mas eu, particularmente, acredito que em certas cerimônias eles são mais do que necessários. Por exemplo:

- Se você fará uma cerimônia religiosa, ou tradicional com muitos convidados que são de outras religiões ou culturas.
Ex: vocês resolveram fazer uma cerimônia budista e a maioria dos convidados são católicos.
Um programa detalhado de tudo o que vai acontecer, explicando as tradições dessa cerimônia vai auxiliar muito o entendimento deles, e fará com que se sintam parte de tudo.

- Se você fará um casamento muito grande e nem todos os seus convidados se conhecem. Nesse caso, o programa é interessante para que todos saibam porque vocês escolheram cada um dos padrinhos, damas e pajens que estão no altar e o que cada um deles significa para vocês.

- Se você tem muitas pessoas as quais gostaria de agradecer ou lembrar.
Por exemplo, ao invés de músicas sacras, você escolheu como repertório da cerimônia músicas que lembrem partes da história de vocês, músicas especiais para os padrinhos, pais, enfim. Ou, resolveu fazer uma homenagem à sua avó que já faleceu e que você gostaria que estivesse lá. Ou, simplesmente, porque gostaria que todos soubessem o quanto vocês agradecem algumas pessoas por alguma coisa que eles representam para vocês. Tudo isso pode estar descrito no programa, que vai servir para levar seus convidados ao pensamento que vocês gostariam, em cada momento da cerimônia.

O mais interessante é que mesmo os que tem um budget pequeno para mimos desse tipo, não precisam simplesmente esquecer esse detalhe. Porque ficará ainda mais interessante se o próprio casal puder confeccionar os Programas. É o que eu recomendo para que esse gesto de atenção e carinho tenha ainda mais significado para o casal e seus convidados.

Em posts futuros vou dar algumas dicas dos elementos que podem estar presentes no seu Programa de Casamento e formas fáceis e interessantes de personalizar esse item de papelaria, além de maneiras de criar outras utilidades para ele durante a cerimônia, combinado?

Fiquem de olho!

0 comentários:

Zarpo