Tensão Pré-Casamento

>> sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Uma boa parcela de noivas, mais cedo ou mais tarde, acaba sofrendo do que chamamos de TPC (Tensão Pré-Casamento). É cercada de medos, angústias, receios, desânimo e apreensão. A gente não sabe dizer ao certo porque isso acontece. Pode ser por um único motivo como, dinheiro, mudança de cidade, casa nova, o peso que pode ser a responsabilidade que é dividir a vida inteira com alguém - coisa que você não precisava se preocupar quando ainda era solteira -, ou mesmo um conjunto de todas elas.

Geralmente esses sentimentos desagradáveis começam na fase do planejamento do dia do casamento, que é geralmente a primeira vez que os noivos estão juntos preparando alguma coisa realmente grande. É quase um ensaio de como serão as coisas deste dia em diante. E é nessa fase que os noivos vão aprender a gerenciar os conflitos, as diferenças e superar as dificuldades de não responder somente por si próprio. E saibam que tudo isso é muito natural. Quando solteiros, não estamos mesmo muito acostumados a dividir tudo, a pensar em conjunto, a ser responsável por outra pessoa, além de nós. E tudo isso pode causar medo. Medo de que não dê certo, que o amor não seja suficiente para superar certas dificuldades, que o dia-a-dia esmague a gente.

O mais importante nessa hora é ter calma! Respirar fundo e lembrar dos motivos que os levaram a tomar essa decisão. A verdade é que não é só o amor que nos leva a escolher alguém para dividir o futuro. Existem outros fatores tão importantes quanto esse, como: a cumplicidade, a amizade, o respeito mútuo, carinho, e tantos outros. Se a sua escolha foi baseada em, pelo menos, dois desses fatores, fique tranquila porque você já tem meio caminho andado.

É claro que saber disso tudo não vai transformar você em uma noiva de revista, alegre, sorridente, num estado de paz total e com uma aura rosa em volta do corpo. Sejamos sinceras aqui, esse tipo de noiva é raríssimo! Uma cerimônia de casamento envolve muitos detalhes, fornecedores (que podem dar muita dor de cabeça), dinheiro, ou a falta dele, coisas muito importantes não só para os noivos mas também para os familiares, e tudo isso cria muita expectativa de que tudo ocorra às mil maravilhas, como sonhamos.

Para driblar a TPC, tenha em mente que no final tudo vai dar certo. Se ainda não deu, é porque ainda não é o final. Curta cada momento dessa fase porque ela é única. Partilhe as escolhas com as pessoas que ama, que são importantes na sua vida, contrate uma boa assessoria (se você não tiver tempo de planejar tudo sozinha) pra diminuir a pressão em cima de vocês e auxiliar nos imprevistos, faça uma planilha com todos os orçamentos previstos e siga à risca para evitar exageros e criar ainda mais tensão, e só escolha profissionais que você realmente confia e tem referências.

Outra coisa importante: nem todos os noivos gostam de se envolver com os preparativos da festa. O que não quer dizer que ele não esteja feliz, ou não queira nada disso. É apenas da natureza de alguns homens deixar esses detalhes para a mulher. Portanto, não faça disso um bicho de sete cabeças. Curta cada momento dessa fase e seja feliz! Porque ele passa muito, muito rápido, e vai ficar marcado em você para sempre.

0 comentários:

Zarpo