>> segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O papel das madrinhas no casamento: antes

- Acho que todas as noivas deveriam ter o Direito Supremo de poder contar com a ajuda de uma boa assessoria durante todo o planejamento do casamento. Mas, a gente está careca de saber que nem sempre isso é possível. Nem todo mundo pode arcar com os custos de um cerimonial completo. Muitas vezes, nem para o dia! Por isso, é muito importante que as madrinhas - pelo menos as da parte da noiva - auxiliem durante todo o processo de organização do casamento. Seja ajudando nas pesquisas de fornecedores, acompanhando nas visitas, fazendo o papel do advogado do diabo quando necessário e, sendo muito, muito amiga da noiva.

- Uma madrinha mais prendada pode ajudar a confeccionar as lembranças, uma outra mais conhecida pela sua capacidade de organização pode ajudar nas atualizações de planilhas e cronogramas de pagamento, e uma outra mais sociável pode ajudar a telefonar para os convidados e coletar todos os dados necessários para a lista, como: nomes completos, endereço, e-mail, etc.

- Também é função das madrinhas planejar o chá de panela e a despedida de solteira. Oferecer a casa ou ajudar a definir um outro local para o evento, pensar no cardápio, nas bebidas, brincadeiras, lista de presentes (junto com a noiva), preparar os convites, entregá-los, etc, etc. Nada disso deve ser feito pela noiva, e sim por suas madrinhas.

- Outra coisa que pode ficar a cargo das madrinhas é a hospedagem de convidados que vem de fora para o casamento. Elas podem ficar responsáveis por selecionar hotéis, aluguel de temporada de casas ou apartamentos e conseguir descontos para grupos, mesmo quando os próprios convidados estarão pagando por sua estadia. É gentil que os noivos pensem nos convidados de fora com o carinho que eles merecem por dedicarem tempo e dinheiro (sim, dinheiro!) para sair de seus Estados e até mesmo Países, especialmente para prestigiarem seu casamento. E é gentil da parte das madrinhas que elas tirem mais essa responsabilidade dos ombros dos noivos.

- As madrinhas podem também ajudar muito na semana que antecede o casamento, ligando para os fornecedores para confirmar horários e assim evitar contratempos. Ajudando a receber e conferir todos os itens que serão entregues no local da festa. Ajudando a noiva a organizar documentos, passaportes, passagens, reservas de hotéis e mesmo a mala para a lua-de-mel. Inclusive, uma coisa que acho super fofa é quando as madrinhas se juntam para presentear os noivos com a noite de núpcias ou a lua-de-mel.

- Pode também ficar à cargo delas, preparar as cestinhas de toilette com medicamentos, lenços de papel, material de costura, balinhas, sabonete líquido, absorventes, etc.

- É bom lembrar que cada madrinha é responsável pelos gastos com seu próprio vestido, acessórios, cabelo e maquiagem para o casamento. Porém, a escolha dos modelos e cores devem estar de acordo com o que a noiva sugerir. Mas, é importante que uma noiva saiba que nem todas as madrinhas ficam satisfeitas com quem dita tudo, tim tim por tim tim. Por isso, noivas, não sejam tão bridezillas. Determine se você quer vestido longo, tea-length, ou no joelho, uma paleta de cores, ou estampas, e só. Não acho elegante escolher o vestido das suas madrinhas. Nem todos os tipos de corpos ficam bonitos num tomara-que-caia, ou numa frrente única, por exemplo. Deixe que suas madrinhas se sintam bem com seu look. Afinal, você pode ser madrinha do casamento de uma delas no futuro. Pensa só.

- Mas, na minha opinião, o papel principal de uma madrinha, o fundamental, é ser o suporte emocional nos momentos de crise. Ajudar a noiva a superar momentos de estresse e sobrecarga. A gente sabe que no início do planejamento tudo corre às mil maravilhas e a gente sempre pensa "nossa, nunca imaginei que seria uma noiva tão zen", mas em algum momento, invariavelmente, uma noiva sai do eixo e a tarefa de uma madrinha aplicada é trazê-la de volta! Oferecer o ombro quando ela precisa, dar espaço quando se faz necessário, e dar muito, muito carinho durante todo esse processo que todas nós sabemos que é uma delícia, mas que nos deixa ainda mais sensíveis que de costume, é tarefa de todo madrinha que se preze!


Próximo post: O papel das madrinhas no casamento: durante

2 comentários:

Ju 22 de fevereiro de 2010 às 13:33  

Adorei, estou passando o link agora para as minhas queridas madrinhas! bjus

Marina de Abreu 25 de fevereiro de 2010 às 17:52  

Oi! Conheci seu blog hj e adorei!!! Casarei em outubro de 2011 e a minha ideia é fazer um mini wedding, por acreditar que um casamento não deve ser um evento social para 'trocentos' convidados, mas união de um casal que se ama diante das pessoas realmente importantes que fizeram parte dessa história!
Qto ao papel das madrinhas concordo em gênero, número e grau! Inclusive a Geórgia Nog do blog Toda de Branco já deu um puxão de orelhas nas madrinhas muito interessante: http://todadebranco.blogspot.com/2009/11/querida-madrinha.html

Acho que vc vai gostar...

Abraços e parabéns pelo seu blog! te prepara que ainda vou passar muuuuiiiitttoooo por aqui pedindo sugestões e tirando dúvidas! rs

Zarpo