Personalizado e Original

>> terça-feira, 1 de junho de 2010


Quando a gente fala em DIY, em personalização, algumas pessoas confundem, não entendem muito bem o conceito. Personalizar uma decoração significa ser original, imprimir o estilo dos noivos nos detalhes, e não espalhar caricaturas ou monogramas por todos os lados como alguns acreditam. Para quem gosta de caricaturas, ok. Também acho monogramas bonitos e chiques, mas isso não é sinônimo de personalização. Pelo menos não o tipo de persoanlização à qual nos referimos. E que isso fique bem claro.
Para ilustrar o que quero dizer, separei o décor abaixo. Me apaixonei por ele, simplesmente porque achei muito original e personalizado na medida exata. Não conheço os noivos, mas realmente imaginei como eles são em cada detalhes dessas fotos.



O cenário escolhido por eles para o casamento, no Oregon, já oferecia uma vista das montanhas de tirar o fôlego. Meio caminho andado para uma decoração que não teve muitos luxos, mas que fez a diferença pela originalidade. E talvez por isso tenha dado tão certo, e o resultado seja assim tão encantador.

A própria noiva, sua mãe e alguns outros membros da família fizeram a maior parte de tudo o que você vê nas fotos. Inlcuindo os arranjos de flores super despojados, sem nenhuma preocupação de parecerem perfeitos, a papelaria, as tortas, e geléias oferecidas como mimo para os convidados do casamento celebrado por uma amiga do casal.



Repare no detalhe das pashiminas em um cesto com um bilhete, pedindo aos convidados que se mantenham aquecidos, e na caixa de frutas com sombrinhas orientais para protegê-los do sol. Muito acolhedor, não?



















































Outro detalhe que quero chamar a atenção é para essa mesa com porta retratos do casal e pequenos objetos de decoração que parecem ter sido trazidos de casa. Já estamos até nos acostumando a ver fotografias do casal na decoração. Mas, você consegue reparar na diferença entre colocar dessa maneira e colocar enormes banners? Não é bem mais charmoso e muito menos narcisista?























E de tudo, o que mais gostei foi essa escada usada como apoio para os cartões de reserva, indicando os lugares de cada convidado nas mesas. Ok, talvez no Brasil isso não funcione muito bem, já que as pessoas aqui realmente não estão acostumadas a mesas com lugares marcados. Mas, enfim, se você quiser tentar, essa é uma boa sugestão para fazer isso com muito charme.


























Como alternativa para a árvore de recados (que eu acho lindo, porém, meio batido)  foi usado um quebra-cabeça, feito de uma foto do engagement session do casal. É só mandar fazer uma cópia ampliada de uma das suas fotos preferidas, recortar em pequenos retângulos, fazer um furo para pendurar no alto de cada uma delas e um painel com ganchos para os convidados fazerem a montagem à medida que forem escrevendo suas mensagens atrás. Mais original, impossível.




Para facilitar, você pode numerar a parte de trás de cada pedaço da foto e o local onde ele deverá ser encaixado. Assim, fica mais fácil para todos fazerem a montagem.

E você reparou nas cores dessa decoração? Na base, branco, café com leite e madeira natural. As cores mais alegres ficaram por conta dos arranjos de flores e dos tecidos nas tampas de geléia, em tons que aquecem e se encaixam perfeitamente numa decoração de outono ou inverno.

Com essa base neutra dá para inserir vários elementos coloridos e mudar a cara da sua decoração, de acordo com a sua preferência e a estação do ano. Está vendo como dá para colorir uma decoração de  outono ou inverno e dar uma cara mais aconchegante à ela apenas com detalhes diferentes?

Use a sua criatividade, visite todos os blogs e sites de casamento - existe muita coisa bacana espalhada por aí -, inspire-se, leia revistas sobre o assunto e separe as fotos que você mais gosta, escreva num papel tudo o que você e o noivo mais gostam (mesmo as coisas que aparentemente não tem nada a ver com casamento ou decoração). Depois, junte tudo, faça um painel com esses elementos e deixe no seu quarto, na sua mesa de trabalho, numa pastinha, enfim, e comece a "desenhar" o estilo de vocês.
Se você for fazer sua própria decoração e essa for sua primeira aventura decorativa na vida, isso vai ajudar muito. E se você for pagar alguém para fazer isso pra você, essa pesquisa vai dar muito mais base para o profissional ler você e preparar um projeto que se encaixe melhor no que você procura.

Fica a dica.

Imagens: Ruffled

9 comentários:

Carina 1 de junho de 2010 às 12:52  

Lindo post!
Objetivo, delicado, detalhado!
Amei!
Bjokas, Carina

1 de junho de 2010 às 13:50  

Tudo muito lindo, perfeito! Adorei!
Beijos,

Hérica 1 de junho de 2010 às 13:58  

Amei.
As fotso são liundas.
E o texto é perfeito.
Bjus

krol 1 de junho de 2010 às 14:38  

Adorei! Já tinha visto essas foto!!
Queria mais idéias e opções de "livros/arvores" de recados, sem ser um livro ou árvores. Me caso em setembro e ainda não sei exatamente o que quero. Vi uma coisa muito simples, são cartões em uma mesa que os convidados colocam em uma espécie de caixa de correios antiga. Achei fofa, mais ainda não é isso que eu quero, se tiver alguma sugestão, mostra pra gente, tá?!

Obrigada!!

Manu Andrade 1 de junho de 2010 às 18:02  

Mi... tudo tao lindo! Amei a ideia dos bilhetinhos de recado...

Nao vejo a hora do meu casamento aparecer aqui! Pq tenho certeza que ele vai estar recheado de coisas lindas, feitas por vc!


bjos

Michele Navega 1 de junho de 2010 às 18:13  

Manu, a gente pode dar um Ctrl+C, Ctrl+V nessa idéia dos recados, hein! rs

Bjs

Cris 2 de junho de 2010 às 14:25  

Ei, Michelle!!! Esse post tem td a ver comigo. (Aliás, com a gente! rs) Vou me casar em 18/09 (um pouquinho depois do seu...) e, desde que marcamos a data, fico revirando blogs e páginas na net em busca de ideias para fazer uma decoração de casamento bem original, sem gastar mto. Visito o seu blog diariamente e sinto falta das suas postagens. Ainda bem que vc voltou! rs Amei a sugestão para os recados dos amigos. Vou copiar...
Parabéns pelo blog e pelo esforço na organização do casamento! Vc, assim como a Romina, me inspiram todos os dias.
Boa sorte pra nós!!! Abs, Cristiane (Belo Horizonte)

Manu Andrade 2 de junho de 2010 às 18:51  

Passei a tarde pensando nisso... ;)

Manu Andrade 2 de junho de 2010 às 18:54  

Sabado vamos fazer a e-session com o Operti... quem sabe nao sai uma foto digna de recados... ;)

Zarpo