3 Mais 1 Filmes

>> quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

(preparem-se para um post merecidamente longo)

Conhecí a 3+1 Filmes no dia do meu casamento. Uma longa e feliz história que eu conto depois, no Capitu! E confesso que antes deles, sempre tive muito preconceito em relação aos vídeos de casamento. Sendo bem sincera, acho que essa é a única parte de um casamento que pode ser chata.

A primeira coisa que lí visitando o site, é que eles usam máquinas fotográficas para fazer os vídeos. Como leiga não entendí nada, mas achei o máximo simplesmente porque câmera fotográfica não tem cabos espalhados pelo chão. Depois eles me explicaram que o uso desse equipamento é muito comum entre os cinegrafistas mundo afora. As vantagens são inúmeras, como a possiblidade de usar uma infinidade de lentes com excelente qualidade ótica e poder aplicar o olhar fotográfico na produção dos filmes.
Eles acabaram fazendo meu vídeo de casamento. E assistir o trailer foi um dos momentos mais emocionantes do pós-casamento...


Assistí todos os vídeos do site! Acho o máximo a idéia deles de vídeos mais modernos, com cortes mais rápidos, porém com montagem bem feita. Com isso o vídeo de casamento ficou mais curto, o que não significa que tenha deixado de mostrar detalhes importantes do grande dia. Pelo contrário, nas montagens com trilhas sonoras de filmes o vídeo ganhou ainda mais emoção. Mudei completamente meu conceito sobre o assunto.

A 3+1 Filmes é a realização do sonho de dois fotógrafos: Carlos Leandro e Vinícius Martins. E eu realmente acho que maneira como eles trabalham é o futuro dos vídeos de casamento. Imagino todo mundo filmando com máquinas fotográficas daqui poucos anos e acho bárbaro!

A ideia nasceu quando uma noiva mostrou ao Carlos um vídeo da Stillmotion e perguntou se era possível fazer algo parecido no casamento dela. Óbvio que não seria possível, pelo menos naquele momento. Na ocasião o Vinícius estava presente e ficou tão impressionado, que começou uma maratona para assistir a todos os vídeos da Stillmotion. Foi quando ele percebeu que era hora de mudar e decidiu produzir vídeos.

Mas eles abandonaram a fotografia? Muito pelo contrário! Ter passado por ela antes de filmar serviu para criar um diferencial, pois estão sempre procurando enquadramentos da fotografia nos vídeos, já que filmagem são fotos em sequência.



E uma dica valiosa para os noivos: o áudio tem grande importância na montagem dos filmes, desde a captura até a escolha da trilha sonora. As músicas são escolhidas de acordo com o que é sentido no grande dia e de acordo com o perfil passado pelos noivos. Por isso, é bom ressaltar que para ter uma recordação mais emocionante, é importante ter o áudio dos votos e da celebração limpos, sem música de fundo, por exemplo. Porque como a edição é feita de acordo com as falas deste momento, a montagem da trilha fica perfeita, uma vez que não há duas músicas competindo para ver quem aparece mais.


Tive o prazer de visitar o estúdio deles, e nesse dia rolou o bate-papo com o Vinícius que resultou nesse post. O mais legal pra mim, muito mais do que ver de perto o trabalho lindo que eles fazem, foi ver uma pessoa sensível e completamente apaixonada pelo que faz. É impressionante a maneira como ele fala sobre  cada casamento que teve o prazer de participar, cada casal, cada momento que conseguiu captar com suas câmeras. É realmente inspirador...

E pode chamá-los pra filmar seu casamento pelo Brasil afora porque eles já disseram que topam! :-)

2 comentários:

Jane 9 de dezembro de 2010 às 07:23  

Michele, seu trailer e definitivamente um dos mais bonitos que já vi. Eu era que nem voce com relacao a video. Ainda tem muita gente fazendo aqueles videos chatos, com edicoes cafonas mil. Uma coisa que e dificil de fazer os videomakers (e noivos tambem) entenderem, é que o video é um complemento da Fotografia. Nao precisa ter essa coisa de mostrar cada um dos convidados, eles ja estao nas fotos. Achei o meu super bacana porque a parte da festa tem 10 minutos e só. Nao precisa ser mais do que isso.

Os rapazes do 3 mais 1 sao mesmo otimos, voce foi muito feliz nessa escolha! Beijos!

Helenfrederico 9 de dezembro de 2010 às 12:52  

Michele, sempre passo aqui e nunca comentei... mas eu amei o seu trailer e o trabalho deles, caso em novembro/2011 e quero algo assim para o meu... simplesmente lindo!

Zarpo