Vamos valorizar nossos fotógrafos?

>> quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

 
Eu adoro fotografia! E adoro acompanhar o trabalho dos fotógrafos que eu admiro. Dos que eu acompanho mais de perto, consigo até perceber as mudanças no trabalho de um ano para outro.
O mais impressionante pra mim, é o fato de alguns fotógrafos conseguirem criar uma marca tão clara para as suas fotografias. Muitas vezes vejo fotos de uma determinada pessoa em um site ou blog, e antes mesmo de ler o nome, consigo distinguir de quem é aquele clique. Não que eu seja especialista no assunto, longe de mim, mas é que alguns profissionais conseguem definir tão bem o seu estilo, que fica fácil até para uma leiga como eu reconhecer uma foto sua.

Há algum tempo tenho percebido que algumas noivas misturam um pouco as coisas na hora de escolher quem vai fazer a fotografia do seu casamento. Muitas vezes elas fecham contrato com um determinado fotógrafo, e depois mandam fotos de um outro fotógrafo dizendo que querem fotos iguais. Isso é uma tremenda ilusão. Cada fotógrafo tem o seu estilo, e certamente aquele estilo é o que ele gosta mais e conhece melhor. Então, não acho que contratar X e pedir fotos de Y seja uma boa opção nem pra você, nem para o seu fotógrafo, que certamente vai perder um pouco do estímulo por ter que fotografar ou tratar suas fotos imaginando como o Y faria. Pra mim, sério, perderia a metade da graça se uma noiva me contratasse para fazer uma decoração, querendo que eu fizesse o que outro decorador faria. Digo logo que não toparia, da mesma maneira que você não casaria o casamento de uma pessoa com estilo completamente diferente do seu, certo?

Quando você está procurando um fotógrafo para o seu casamento, antes de qualquer coisa - até mesmo antes de querer saber o preço - você precisa definir quais, entre tantos profissionais bacanas que temos hoje, se encaixam melhor no estilo que você procura. Facilmente você vai conseguir achar uns  3 ou 4 (talvez até mais) que combinem com você, não importa o que você procure! E eu estou falando só dos mais conhecidos no mercado! Porque o número de gente boa e ainda desconhecida que tem por aí não está no gibi!

Muito se fala também sobre o preço da fotografia. Pra mim ele está diretamente ligado à qualidade do profissional. Mas, por favor, nem 8 nem 80, ok?  Porque, pessoalmente, acho uma grande bobagem contratar fulano só porque ele é famoso e cobra caro. (Sim, tem gente que contrata fotógrafo porque é o mais caro, achando que isso é uma garantia de que ele seja o melhor de todos.) E também não confio nada em um fotógrafo super baratinho. Daqueles que fazem pacotão por um preço baixíssimo, ou anunciam promoções nesses sites de compra coletiva, sabe? Não confio mesmo!

Até porque, gente, equipamento fotográfico, lentes, seguro contra roubo, revelações, álbuns, softwares, etc, tudo isso é caríssimo! Além do quê, o trabalho deles está longe de terminar quando a sua festa acaba! Por isso, esse trabalho deve ser muito valorizado, sim! Porque a sua decoração pode ser a mais linda de todas, o seu bolo pode ser maravilhoso, você pode dar 15 lembranças para os seus convidados, mas todas essas coisas vão terminar junto com a festa. O registro daquele momento é a única coisa que vai ficar para sempre. E se um profissional te cobra muito baratinho por um trabalho tão importante, de verdade, desconfie dele. Por outro lado, preço nas alturas também não é garantia nenhuma de um trabalho perfeito. Acredito no equilíbrio. Será que vou apanhar por dizer isso? rs

Enfim, tudo isso é pra dizer que:
- Não adianta comprar uma coisa e querer outra. Se você gosta de fotos com tratamento "granulado", ou com bastante constraste, contrate um fotógrafo que goste desse tipo de tratamento, ao invés de tentar convencer um outro profissional a tratar fotos assim especialmente pra você.

- Se você quer o fotógrafo X, mas o valor dele está acima do que você pode pagar, não adianta contratar Y e pedir fotos de X. Valorize o trabalho de quem você escolheu, ou abra mão de alguma outra coisa na festa e invista no X sem medo. Com certeza valerá à pena!

- Pare com esse pensamento de que fotógrafo abusa cobrando, por algumas horas de trabalho, o que você muitas vezes não ganha durante o mês inteiro. O trabalho dele é uma arte, é minucioso, é eterno, é o registro do dia mais importante da sua vida, e dá um trabalho que você não pode imaginar te entregar aquelas fotos que você vai chorar de emoção toda vez que olhar, mesmo daqui 20 anos! Ele vende arte, vende a eternização do seu sonho. E você merece isso, não merece?

Durante as próximas semanas vou mostrar pra vocês o trabalho de gente conhecida e de gente nova, com estilos diferentes uns dos outros. E eles vão contar pra gente sobre o seu estilo de fotografar, os tipos de tratamentos que preferem, o que gostam e o que não gostam em fotografia. Nossa intenção é ajudar você a entender melhor sobre o trabalho de cada um, e assim tentar descobrir qual profissional se encaixa melhor no seu sonho.

Garanto que valerá à pena. :-)


24 comentários:

Kenia Potratz 1 de dezembro de 2010 às 07:23  

Michele, parabéns! Seu texto é ótimo, prático e objetivo.

Aline Machado 1 de dezembro de 2010 às 08:22  

Muito bom post Michele!! Que orgulho da minha noiva!! Beijos,
Aline

João Salamonde 1 de dezembro de 2010 às 09:22  

Michele, excelente texto e visão essa sua. Adorei.

Marina Lomar 1 de dezembro de 2010 às 09:42  

Que artigo excelente!

Não é bom apenas para nós fotógrafos, mas muito importante para quem vai ficar com a lembrança do dia do casamento para sempre, os noivos. Há vários profissionais para vários perfis de clientes e esse texto ajuda a entender que, além de arte, fotografia é uma parceira, é ajuste de perfil.

Parabéns e obrigada! :)

Bjs

Gisela Salles 1 de dezembro de 2010 às 09:44  

Olá Michele
Maravilhoso o seu texto,gostaria da sua autorização para reproduzi-lo em meu blog,dando créditos;
Parabéns pelo texto

Ana Correa 1 de dezembro de 2010 às 10:05  

Muitooo bom o texto do blog, adorei!!! :)

Tereza Jardim 1 de dezembro de 2010 às 10:08  

Seria MUITO BOM se mais gente pensasse assim. Não é porque eu sou fotógrafa social [e adooooro casamentos, hehe], mas porque já trabalho com casamento há uns anos, bem antes de pensar em ser fotógrafa. Comecei como recepcionista, e desde lá já sabia da importância não só do fotógrafo, mas de todos os profissionais envolvidos com a preparação e execução desse momento tão importante.

Parêntese: quando comecei, aprendi a valorizar o trabalho da cerimonialista/acessora, vivenciando o quanto esse profissional pode fazer pela sua festa. Aprender o valor do fotógrafo foi natural depois disso =)

Gabrieli Martins 1 de dezembro de 2010 às 10:18  

Que post maravilhoso! Sempre visito seu blog mas fico acanhadinha em comentar, mas hoje não teve como! rs Eu também pensei muito nisso tudo e achei a fotógrafa perfeita pra mim: Junia Lane. Não deixe de ver o trabalho dela, é lindo demais! Tem outro post seu que eu adorei também: aquele sobre a mesa de doces... muito bom!

Parabéns pelo trabalho Michele, seu blog inspira muitas idéias para o meu casamento :)

bjs e sucesso,
Gabrieli.

Manoelacarvalhais 1 de dezembro de 2010 às 10:26  

Concordo com o Felipe Luz!!
Boa =)

Samuel Marcondes 1 de dezembro de 2010 às 10:37  

Clap-clap-clap!
Perfeito!!!

Luis Duarte 1 de dezembro de 2010 às 10:43  

Sensacional! O melhor texto que eu já li sobre o assunto! Parabéns!

Fernanda Ferraro 1 de dezembro de 2010 às 10:46  

Parabéns, Michele! Falou tudo o que eu penso a respeito desse assunto, inclusive é o que falo para as noivas que choram preço comigo. Falo pra elas ficarem a vontade e escolherem bastante antes de fechar, escolherem por gostarem do fotógrafo e não pelo preço, pois é o que fica. :)
Obrigada pelo EXCELENTE TEXTO.
Beijão, Fê

Alexandre Maia 1 de dezembro de 2010 às 10:46  

Só uma observação:
É o dia mais importante da vida dos noivos... até que a vida os separe! =P


Agora sério: quero registrar um imeeenso obrigado em deixar as coisas bem esclarecidas. Tanto que vou até favoritar este post, até porque não sou fotógrafo de casamento, mas penso em trabalhar fotografando eventos e já percebi como é difícil ter argumentação firme pra dizer a um cliente que trabalho de fotógrafo de eventos (seja de casamento ou não) é uma coisa que não deve ser escolhida com os mesmos critérios da escolha de uma lembrancinha da festa.

Fernanda Ferraro 1 de dezembro de 2010 às 10:46  

Parabéns, Michele! Falou tudo o que eu penso a respeito desse assunto, inclusive é o que falo para as noivas que choram preço comigo. Falo pra elas ficarem a vontade e escolherem bastante antes de fechar, escolherem por gostarem do fotógrafo e não pelo preço, pois é o que fica. :)
Obrigada pelo EXCELENTE TEXTO.
Beijão, Fê

Jackeline_e_Romulo 1 de dezembro de 2010 às 10:56  

É isso aí, Mi.
E outra coisa. Tem gente não só que leva fotos de outros fotografos pro que contratou, tem gente também que leva fotos do próprio fotografo, de outro casamento e quer igual! Gente, cada dia é um dia. Tem que deixar o talento do fotografo registrar SEU casamento, contar as SUA HISTÓRIA, né?
beijocas,

Michele Navega 1 de dezembro de 2010 às 11:00  

Orgulho tenho eu de você! :-)

Michele Navega 1 de dezembro de 2010 às 11:02  

Também acho! Primeiro a pessoa tem que parar e pensar, "vem cá, esse cara tem o estilo que eu quero?"
Se não tiver, não vale nem à pena continuar. Parte logo pra outra, assim ninguém perde tempo e se decepciona.
Bjs

Michele Navega 1 de dezembro de 2010 às 11:02  

Obrigada!
Fica à vontade. Depois coloca o link aqui.
Bjs

Michele Navega 1 de dezembro de 2010 às 11:03  

Imagina se eu não conheceria a Junia! É uma das minhas preferidas! :-)

Bjs

Michele Navega 1 de dezembro de 2010 às 11:07  

Exatamente! Um casamento nunca será como outro, e a inspiração de um fotógrafo nunca será a mesma também. Vai depender do dia dele, dos noivos, do clima da festa, de vários fatores... Cada casamento é único. E se não fosse assim não teria a mesma graça.
Bjs

Camilla Mello 1 de dezembro de 2010 às 12:20  

Parabens Michele!!! Em poucas palavars voce resumiu um sentimento de todos que trabalham com fotos :)

Marina 1 de dezembro de 2010 às 12:32  

Adorei! Muito bom texto! Queria que todas as noivas tivessem lido esse texto!

Fernando Cesar 1 de dezembro de 2010 às 12:33  

Parabéns Michele! Sucinto e disse tudo, não valorizando os profissionais não há como cobrar um crescimento do mercado como um todo.

Fernando Cesar.
www.fercesar.wordpress.com

Rafa 1 de dezembro de 2010 às 13:03  

Michele, não sei se te elogio como fotógrafa ou como leitora do blog. Vale pelos dois? =) Como fotógrafa esse post vem a esclarecer para noivas algo que nós profissionais mais buscamos: ser contratos por quem realmente se identifica com nosso trabalho. Como leitora, é só mais uma prova de que acompanhar o blog é ter um conteúdo bacana e muito bem embasado a cada novo post. Parabéns mesmo. Um beijão, Rafa.

Zarpo