Sobre a Mesa de Doces

>> sexta-feira, 23 de abril de 2010


Seja sincera, a mesa de doces é a melhor parte da festa, não é? Quem resiste à uma mesa cheia de vários tipos de doces e chocolates? E os bem-casados, então? Você consegue resistir a um embrulho fofo, com uma fita linda, sabendo que dentro dele tem uma pequena surpresa que derrete na boca?

 Muita gente fala das quantidades ideiais de doces, chocolates e bem-casados por convidado. Pra você não achar que esse post está incompleto, vou dizer: acho 10/pessoa um número bom. Mas, não vou entrar nesse detalhe de quantidades. Se o que você precisa é definir as quantidades de cada tipo, tem vários outros blogs e sites bacanas onde você pode encontrar essa informação. Inclusive, a própria doceira pode te ajudar a definir a quantidade ideal de doces a base de leite condensado, frutas, chocolate, ovos, etc. A Manuela, da Le Chocolat, por exemplo, faz isso muito bem. Meu foco, nesse post, é outro.



Por exemplo, geralmente, colocamos os bem-casados num local separado, de destaque, pra chamar atenção mesmo, por ser uma tradição tão difundida nas festas de casamento. Eu, pessoalmente, não gosto dos bem-casados excluídos da mesa de doces. Claro que a gente pode colocá-los sozinhos, num lugar de destaque, se quiser. Mas, acho uma graça quando eles também são espalhados nas mesas de doces e de café. 

E os docinhos e chocolates? Bem, pessoalmente, prefiro forminhas apenas em alguns deles. Sempre acho que todos os doces em forminhas tiram um pouco da beleza de cada doce, por juntar muita informação. Pense: a doceira teve tanto trabalho e capricho para adornar cada um, porque a gente precisa escondê-los entre camadas e mais camadas de papel ou tecido colorido, que as pessoas jogam fora sem nem notar? Sem falar que, às vezes, as forminhas são tão atraentes que a gente acaba exagerando e mesa fica parecendo um jardim de forminhas. Mais as flores e demais adereços decorativos da mesa e, pronto, a decoração ficou pesada. Prefiro usá-las somente em alguns doces. Nos brigadeiros, ouriços, e só.

Se o seu objetivo é ter uma mesa bem decorada, escolha arranjos de flores bonitos, sem muito exagero (lembrando que as estrelas, nesse caso, são os doces), pratos bonitos e de alturas variáveis - para dar volume  à mesa e evitar que os convidados esbarrem nas bandejas na hora de pegar um doce que está lá no fundo.

Atenção também na hora de escolher o formato dos pratos. Chocolates quadrados, obviamente, ficarão mais bonitos e organizados em pratos quadrados, e redondos, em pratos redondos. Mas, não é uma regra absoluta, basta ter feeling e um pouco de senso estético. Geralmente, as próprias doceiras indicam o melhor tipo de bandejas e pratos para cada um dos tipos dos seus doces. Se ela não disser, pergunte.
Também não esqueça as velas. Mas, tenha cuidado com a quantidade delas e, principalmente, com a proximidade em relação às forminhas. Pelo amor de Deus, você não vai querer um incêndio na sua mesa de doces!


Eu sempre sugiro que em cada bandeja de doces seja colocada uma plaquinha com o nome  de cada um. Porque, para um convidado que não gosta de chocolate com menta, por exemplo, é muito desagradável achar que um doce parece tão gostoso, e ao colocar na boca descobrir que não era. Acho uma coisa tão simples de ser feita e que mostra muita delicadeza com os convidados. Além disso, ajuda a evitar o desperdício de doces, porque se você sabe que não gosta de determinado recheio, fica longe dele. Sem falar que algumas pessoas são alérgicas a castanhas, amêndoas, etc. É um fator importante a ser considerado.

Ai, você vai dizer, "ah, mas se eu for pensar assim vou ter que colocar chocolates diet também, porque vai que algum convidado é diabético!". E porque não colocar? Se você sabe que tem convidados diabéticos na festa, o mínimo que você pode fazer é se mostrar uma ótima anfitriã, oferecendo à ele um tipo de doce diet, pelo menos. E com placa indicando, por favor. Na hora de escolher os pratos do buffet, você não teve o cuidado de escolher um sem carne para agradar aos vegetarianos? Então, é o mesmo raciocínio.

Outro detalhe muito importante é o local onde ficará a mesa. De que adianta caprichar na escolha de tudo e escondê-la no fundo do salão? A mesa de doces é a estrela, merece destaque. Escolha um local central, de fácil acesso, para que todos possam chegar à ela sem dificuldade.
Há pouco tempo fui à uma festa de casamento lindíssima, mas que a mesa de doces ficava num local tão escondido que eu só descobri na saída. Isso é chato. Dá a impressão errada de que tudo está alí apenas para enfeite.

Outra coisa que eu, pessoalmente, acho o fim da picada: recepcionista controlando o acesso à mesa. Gente, por favor, isso não deveria existir. Faça um cálculo folgado da quantidade de doces para a festa e deixe a mesa liberada. Se o seu medo é que os doces acabem antes do fim da festa e a mesa fique feia, deixe alguma quantidade de cada tipo separada e, à medida que as pessoas forem comendo, o cerimonial se encarrega de repôr. Simples assim e muito educado.

O que eu acho bonito na mesa:
- Misturar 2 ou 3 tipos de doces na mesma bandeja;
- Misturar doces com e sem forminhas na mesma bandeja;
- Misturar o mesmo tipo de doce de formatos diferentes na mesma bandeja. Exemplo: barquinha de  ganache com cereja + bombom com recheio de licor de cereja;
- Misturar tipos diferentes de pratos em que os estilos não briguem entre si. Exemplo: bandejas de  palha ou rattan + bandejas de madeira e pratos de louça + caixas de madeira forrada com tecido.
- Alguns doces sem pratos. Exemplo: petit verre, minicups, cupcakes;
- Arranjos bonitos e simples, em vários tamanhos;
- O bolo na mesa de doces (porque não?);
 
Por enquanto é isso. Se lembrar de mais coisas que considero importantes faço outro post sobre o assunto.

Fotos: Patricia Figueira (Nas duas fotos, decoração da Ana Cristina Magalhães)

3 comentários:

Jackie e Rômulo 24 de abril de 2010 às 02:18  

Adorei!
E sabe o que eu percebi que fazem muito? Colocam tudo num nível só, tudo baixinho, em bandejas, fica tudo chapado. Descobri que isso me incomda. Quero doces no "alto" e embaixo, pra dar esse volume que vc disse=o)
beijos,

Natacha Lucena 24 de abril de 2010 às 12:14  

Hummmm! Água na boca...
Super dicas!
Adorei!
Bjs,
Natacha.
www.casamentodicas.blogspot.com

Ju 25 de abril de 2010 às 21:03  

OI, Mi

eu também acho o fim da picada recepcionista controlando os doces! Não quero isso no meu!!

bjus

Zarpo