Especial Primavera 5: Receber em Casa

>> domingo, 27 de setembro de 2009


Organizar um evento não é tarefa fácil. Mas, pode ser muito prazerosa. Quem não gosta de receber em casa? É uma das coisas mais gostosas da vida! Juntar os amigos para bater papo, assistir uma maratona de filmes, séries, não importa. O importante é ser feliz em conjunto!
Mas, mesmo numa reunião íntima, existe sempre um detalhe importante que muitas vezes a gente só repara que deixou de lado em cima da hora. E não falo de regras de etiqueta na hora de arrumar a mesa, não. Acho que grande parte delas só serve para deixar as pessoas emcabuladas. Afinal, que diferença faz o lugar onde você colocou o pratinho de pão? Num jantar formal, para convidados formais, tudo bem. Mas, numa reunião íntima, com seus melhores amigos, o que importa de verdade é que todos se sintam muito bem recebidos. E isso independe do número e disposição de taças e talheres.
Para te ajudar a reunir os amigos nessa primavera, seja qual for o motivo da comemoração, alguns pontos importantes e idéias simples que são garantia de sucesso, muita diversão, convidados e anfitriões felizes!


Convidados e Catering
Para não errar, um dos primeiros passos é definir a lista de convidados. É importante que o número de pessoas não ultrapasse o número de assentos à mesa, no caso de um serviço de jantar. Agora, se você for oferecer um coquetel, queijos e vinhos, ou mini degustações, não é obrigatório que todos tenham lugares à mesa. Disponibilize sofás, bancos, cadeiras e mesinhas de apoio para os copos. Nesses casos, também não esqueça de definir um cardápio que seus convidados não precisem do auxílio de facas ou talheres mais complicados para degustar. Risottos, massas e saladas são os mais indicados.

Se você não tem uma cozinha gourmet em casa que te possibilite cozinhar e permanecer próxima dos seus convidados ao mesmo tempo, contrate um serviço de buffet. Afinal, você não vai querer passar o dia inteiro dentro da cozinha e perder o melhor de tudo, que é passar tempo com as pessoas que ama.

No Rio de Janeiro, a Beliskets pode ser uma boa aliada na hora de oferecer um coquetel ou jantar informal. Pelo site você calcula a quantidade de comida, define o cardápio, sobremesa, e no dia do evento eles entregam tudo pronto na sua casa, acondicionados de maneira apropriada. Já usei os serviços deles no aniversário de uma amiga e posso garantir que vale à pena. Em São Paulo, a Finger Food oferece o mesmo serviço. Ambos oferecem ainda, serviço de copeira, barman, garçons e aluguel de materiais.

Não esqueça que, além de um bom cardápio, bebida de qualidade e bem gelada, é garantia de convidados satisfeitos. Numa reunião bem íntima, você pode deixar uma mesa arrumada com todas elas. Algumas bebidas podem ficar à disposição dos convidados em baldes de gelo que vão sendo reabastecidos ao longo da noite. Os sucos podem ficar em jarras transparentes que também servem para colorir ainda mais o ambiente. E mesmo que toda a bebida esteja bem gelada, não esqueça de comprar bastante gelo filtrado e deixar à disposição dos seus convidados.


Decoração
- Se sua casa é pequena, os móveis podem ser reorganizados para que seus convidados possam circular livremente pelo ambiente sem esbarrar na mobília, ou uns nos outros.

- Você pode dar uma cara diferente à sua decoração do dia-a-dia colocando capas coloridas nas suas almofadas. Misturar estampas é uma graça! A regra é escolher uma cor base que deve estar presente em todas elas. Mas, não confunda misturar estampas com misturar estilos. Uma combinação de chita com toile de jouy, por exemplo, é um desastre! Abaixo, alguns exemplos de combinações:

(clique nas imagens para ampliar)




- Se você gosta de uma decoração ousada, o charme da mesa pode ficar por conta de guardanapos coloridos, taças coloridas e louças diferentes umas das outras. Nada de jogar no lixo aqueles dois únicos pratos que sobraram do enxoval da sua mãe. Garimpe peças em bazares e antiquários e seja original.

(clique na imagem para ampliar)


- Para iluminar ambiente, durante o dia, abra as cortinas e deixe que o sol se encarregue disso. À noite, prefira iluminação indireta de abajures, luminárias e velas.

- Não esqueça as flores. Você pode não ter uma única almofada no seu sofá para colorir o ambiente, mas as flores você não pode deixar de lado. Se elas já são importantes o ano inteiro, agora que a primavera chegou, elas não podem faltar! Aquecem o ambiente, perfumam e dão vida à sua casa. Se você não tiver muitos jarros onde colocá-las, improvise. Use sopeiras, bules, taças, latas, garrafas e até xícaras. Abaixo alguns exemplosde arranjos inusitados que são uma graça:

(clique nas imagens para ampliar)


Música:
- Música alta não é a melhor pedida para em reuniões íntimas. Um fundo musical leve é suficiente para compôr o arranjo perfeito entre o ambiente, os papos e as risadas dos seus convidados que à essa altura estarão se divertindo muito.

Pronto. Com um bom cardápio, boas bebidas, uma decoração alegre e colorida, flores, música de qualidade e convidados muito queridos, sua reunião íntima será um sucesso nessa primavera. Não importa o que você esteja comemorando, seja um bom anfitrião, sempre.


Imagens: The knot, Kiss the groom, Getty Images, Tok Stok, Finger Food.

1 comentários:

Anônimo 27 de outubro de 2009 às 11:10  

Amei todas as dicas.
Elas mim deram idéis de como organizar melhor a reunião que farei em minha casa.
bjs!

Zarpo