Lembrança comestível

>> sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


Quando criança, eu era apaixonada por aqueles amendoins açucarados que vendem em barraquinhas tipo de pipoca, sabe? Não sei se isso é comum aqui em SP, mas no Rio tem de monte até hoje. Meu pai trazia todos os dias na volta do trabalho. Era a hora mais alegre do dia! Às vezes, ele intercalava entre o de amendoim e o de coco, e eu sempre pensava que poderiam existir outras variações além dessas, apesar do meu preferido ser de longe o de amendoim!

Hoje achei esse tutorial num site gringo, que ensina a fazer nozes açucaradas para usar como lembrança. E como eu sou sempre a favor de que as lembranças da festa sejam comestíveis (hehehe), traduzi pra vocês:


Ingredientes 
1 kg de nozes sem a casca e quebradas na metade.
1 xícara de chá de açúcar 
2 colheres de chá de canela em pó 
1 / 4 de colher de chá de sal 
6 colheres de sopa de leite 
1 colher de chá de baunilha

Modo de Preparo  
- Pré-aqueça o forno a 350 graus. Espalhe as nozes em uma assadeira formando uma única camada e deixe torrar de 8 a 10 minutos. Tire do forno.


- Em uma panela média, misture o leite, açúcar, canela e o sal. Cozinhe em fogo médio por 8 minutos, ou até que atinja o ponto de calda cremosa. Tire do fogo e acrescente a baunilha.



- Adicione as nozes à calda e mexa até incorporar tudo.
- Abra uma folha de papel manteiga em cima de uma pia ou mesa, e com a ajuda de uma colher, passe as nozes para o papel. Depois separe as unidades com a ajuda de um garfo. Deixe esfriar e guarde-as em um recipiente fechado para mantê-las sempre crocantes.

Dicas:
- Você pode substituir as nozes por outras frutas oleaginosas como avelãs, amendoim, amêndoas ou castanhas.
- Se você quiser diferenciar a ceia de natal, por exemplo, faça a receita com dois ou três tipos de frutas e deixe na mesa da ceia em taças de vidro de diferentes tamanhos. Serve ainda usar potes de mantimentos de vidro (bonitinhos, hein!) com tampa, ou bombonieres diferentes.
- Para oferecer como lembrança existem várias opções de embalagens. Basta usar a imaginação. Pode ser nas já conhecidas latinhas de "mint to be" (no meu casamento, usei as latinhas para colocar laranja açucarada, ao invés das balas e foi o maior sucesso!). Você pode também usar saquinhos de tecido com amarração de fita, saquinhos de papel kraft, ou saquinhos de celofane presos com papel colorido, como nas fotos abaixo.




E a dica serve pra todo tipo de festa!


Receita e fotos: Intimate Weddings

0 comentários:

Zarpo