Chá gelado em casa

>> sexta-feira, 21 de outubro de 2011


Lá se vão 17 anos da minha vida sem refrigerante (yay!). Não por razões estéticas, porque dá celulite, barriga, engorda, nada disso. Parei de consumir refrigerante porque realmente me fazia mal. E depois que deixei esse hábito, minha única alternativa era o suco de fruta, até surgirem os chás gelados industrializados. Aí, pronto, como já adoro um chá, viciei. Substituí o refrigerante pelo chá gelado.

O problema é que, lógico, o chá industrializado pode até ser mais saudável que o refrigerante, mas não é também uma maravilha. Tudo que é natural é muito melhor. Foi aí que comecei a fazer meu chá gelado em casa. É uma ótima solução, porque além de ser mais saudável do que os vendidos prontos, em supermercados, oferece muito mais variedade de sabores, porque você pode testar várias combinações até chegar aos seus preferidos.

As receitas abaixo são os que mais costumo fazer em casa e fazem sucesso até com o marido, que nunca teve o hábito de beber chá, mas adora uma coca-cola!







Chá gelado de pêssego, cassis e limão siciliano
- 4 saquinhos de chá de pêssego com cassis 
- 1 litro de água mineral
- suco de 3 limões sicilianos 
- Açúcar, mel ou adoçante à gosto
- Cubos de gelo

Chá gelado de maçã com gengibre
- 4 saquinhos de chá de maçã
- 1 litro de água mineral
- fatias finas de gengibre (à gosto)
- Suco de 1 laranja
- Açúcar, mel ou adoçante à gosto (esse fica especialmente gostoso com mel!)
- Cubos de gelo

Chá gelado de cidreira com limão, laranja e hortelã
- 4 saquinhos de chá de cidreira
- 1 litro de água mineral
- suco de 1 laranja
- suco de 2 limões
- folhas de hortelã
- açúcar, mel ou adoçante à gosto
- Cubos de gelo

O modo de preparo de todos eles é o mesmo: aquecer a água, desligar o fogo, acrescentar os saquinhos de chá e deixar em infusão até que a água volte a temperatura ambiente. Depois acrescente os demais ingredientes e leve à geladeira. Simples assim.

Os chás que levam hortelã e gengibre podem ser coados depois, se você preferir. Eu adoro os dois, então, simplesmente os mastigo! rs
Vale também colocar algumas rodelas de limão na jarra. A casca do limão deixa o chá um pouco mais amargo (que eu adoro!), por isso é opcional.
Outra opção é misturar seu chá preferido com frutas vermelhas. Basta separar alguma das frutas, folhas de hortelã e espremê-las com a ajuda de um pilão. Depois prepare o chá, acrescente o sumo das frutas e complete a jarra com mais frutas. 

Agora é só esperar o nosso verão senegalês chegar!

4 comentários:

Lívia Rodrigues 12 de novembro de 2011 12:33  

Amei essa dica :)

Gabriela 13 de novembro de 2011 15:35  

Aii amo chá gelado! Mas normalmente compro pronto, fazer em casa só Mate (que eu amo!)... Vou testar as receitas!
Mudando de assunto, vi uma reportagem que eu lembrei de você... eu sei que cada um escolhe o melhor para si, mas só eu achei de um mau gosto supremo a escolha do vestido dessa atriz (famosa quem?!)?http://ego.globo.com/famosos/noticia/2011/11/simone-soares-usa-vestido-curto-e-com-decotado-na-festa-de-casamento.html

Rebeca 13 de novembro de 2011 16:45  

Eu sou viciada em mate, mas confesso que fico com um pouco de preguiça de ficar fazendo e acabo bebendo muito refrigerante por ser mais prático. Simplesmente não consigo tomar aquele mate industrializado. O sabor é muito diferente. Bjos.

Deborah 15 de novembro de 2011 18:58  

Amei as receitas! Vou testar... Preciso largar o habito de tomar refri!