Receitas do Open House: Torta calabresa

>> segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Como disse no último post, preparamos 2 tortas e bruschettas para oferecer aos nossos convidados. Todas muito gostosas e fáceis de preparar. Vamos começar com a receita da torta calabresa, com massa feita no liquidificar. Gente, não tem mistério. O único segredo dessa receita é usar ingredientes frescos! E se você não tiver uma centrífuga de alimentos para picar a calabresa não tem o menor problema. É só picar bem picadinho com a ajuda de uma faca. É até terapêutico!



Massa
1 e 1/2 de xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo de soja
3 ovos
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Tomilho

Recheio
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
350g de linguiça calabresa (sem pele e centrifugada)
2 tomates sem semente em cubinhos
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Pra fazer a massa, é só bater os 5 primeiros ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Depois, misture o fermento e o tomilho sem bater. Reserve.
Numa panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Junte a calabresa centrifugada e refogue por 7 minutos. Acrescente o tomate e  refogue por 2 minutos. Adicione sal (se necessário) e pimenta e espere esfriar.
Para montar, despeje 2/3 da massa em uma forma retangular (20x30cm) untada e enfarinhada, distribua o recheio com a ajuda de uma colher e cubra com o restante da massa. Leve ao forno médio preaquecido (200°C) por 30 minutos, ou até dourar a superfície.

Como servir?
Corte em cubos de aproximadamente 4cm. Com muito cuidado para não despedaçar, coloque em uma travessa redonda (para sobressair o formato do corte quadrado), enfeite com manjerição ou tomilho e sirva. Esse tamanho de corte é ideal para os convidados se servirem sem precisar de pratos. Você também pode espetar um a um com palitos de finger foods pra facilitar o serviço.

Vocês perdoam a péssima foto, né? Que bom!

Receita extraída do livro Coleção de Delícias de Sucesso, da editora Gold

0 comentários:

Zarpo