Espaços pequenos

>> segunda-feira, 13 de junho de 2011


Acho realmente que todo mundo deveria nascer com o direito de morar numa casa como a que descrevemos aqui. Mas como a realidade da maioria não é essa (nem a minha!), o ideal é que a gente consiga viver confortavelmente no espaço que temos, certo? Então, já que estou num momento super dona de casa, terminando de definir os espaços e decorar meu próprio apartamento, resolvi fazer alguns posts sobre interiores. Vale tanto para as recém-casadas, quanto para as noivas que estão começando a pensar na casa nova agora.

Pra começar, vou mostrar a foto de um cantinho que preparamos aqui em casa, e pelo qual estamos completamente apaixonados: a sala de jantar!



Nossa sala não é pequena, mas é estreita. Então, precisamos pensar muito antes de definir os móveis que ficariam bons nela. Por isso, na área de jantar escolhemos uma mesa simples e de vidro, para não pesar no ambiente. Poderíamos ter escolhido uma mesa branca, mas como resolvemos deixar as paredes claras para refletir bastante luz natural e trazer luminosidade, não queríamos que tudo alí tivesse a mesma cor. O branco deixaria tudo muito igual e uma mesa de madeira daria a impressão de um ambiente ainda menor, além de parecer uma continuação do piso, sem destaque.

Cores claras, vidros e espelhos são ótimos para ambientes pequenos, porque iluminam e dão sensação de amplitude. Pensamos nisso na hora de escolher tudo na nossa sala, já que a palavra de ordem por aqui é "leveza". A luminária é transparente, cadeiras e paredes brancas (por enquanto - mas isso é história pra depois) e até os quadros são uma composição de estampas e ilustrações que gostamos em molduras simples.

Os quadros foram os últimos itens que entraram na decoração. Acho muito mais prático. Se o quadro não for uma obra de arte - que muitas vezes é priorizada na hora de definir uma decoração, e todas as demais escolhas podem girar em torno dela - o ideal é que eles sirvam de complemento, e por isso entram por último na composição. Você primeiro define os móveis e só depois pensa nos tipos de quadros e tamanhos que ficarão melhor em determinada parede.

Para essa parede escolhemos quatro quadros tamanho 20x25cm. Uma ilustração de um buldogue francês (porque temos um e somos apaixonados pela raça!), uma árvore e duas estampas de papel de scrapbooking. Simplesmente imprimimos as ilustrações em papel fotográfico, cortamos os papéis nos tamanhos das molduras (compradas na Tok Stok) e colocamos na parede.


Agora só falta substituir essa persiana horrenda e que já estava aí quando nos mudamos, por uma cortina de gaze de linho e mandar executar a marcenaria de um aparador suspenso com 3 gavetas horizontais (que vamos mandar laquear de azul bem Tiffany! rs) para guardar as louças de festa, faqueiro, taças, guardanapos de tecido, jogos americanos, sousplats, etc. Num espaço pequeno, é essencial pensar na praticidade de tudo antes de definir a decoração! 

Dica: pensa na graça que seria fazer almofadas coloridas para o assento das cadeiras! O mais legal é que a gente não precisa ficar presa à uma única cor. Pode fazer várias capas e ir trocando toda vez que enjoar! Em espaço pequenos o ideal é deixar para brincar com as cores e estampas nos detalhes. :-)


12 comentários:

Marciliaandrade 16 de junho de 2011 11:02  

Michele!
Sou admiradora do seu trabalho e enviei um email, no miniweddings@gmail.com.
Se puder me responder!

Michele Navega 16 de junho de 2011 11:03  

Marcilia, não recebi seu email ainda.
Quando você mandou? Pode reencaminhar?
Bjs

Em 16 de junho de 2011 11:02, Disqus
<>escreveu:

Beatriz Amaral 16 de junho de 2011 11:56  

Adorei o post! A sua sala de jantar ficou uma graça com os quadrinhos, e adorei também o centro de mesa com os vasinhos e os castiçais! Ficou fofo! E vai ficar ainda mais linda com o aparador, adoro azul tiffany!

Beijos!

Michele Navega 16 de junho de 2011 11:58  

Obrigada, Beatriz! Estou apaixonada por ela! rs
Bjs!

Em 16 de junho de 2011 11:56, Disqus
<>escreveu:

Andreza 16 de junho de 2011 14:11  

Mi que liiiiiiiiiiiiiiiinda sua sala! Eu tinha tanta curiosidade de ver! Um aparador tiffany vai ficar sensacional!
Queria muito ter sido sua cliente, lembra? Meu apto ficou uma graça tb, quer foto? Acho que acabei seguindo muitas dicas que você deu aqui e ficou bem fofo!

beijinhos

Andreza

Michele Navega 16 de junho de 2011 14:16  

Obrigada, Andreza!!!
Óbvio que eu quero fotos!! hehe
Manda!
Bjs

Em 16 de junho de 2011 14:11, Disqus
<>escreveu:

Jane 16 de junho de 2011 19:15  

linda e light! e as fotos do aparador tiffany? cade? rsrs

Michele Navega 16 de junho de 2011 19:26  

Ainda não conseguimos fazer o aparador! Já está todo desenhado,
detalhadinho, mas ainda sobrou $$ pra pagar o marceneiro...hehehe

Em 16 de junho de 2011 19:15, Disqus
<>escreveu:

Rochelle Lassarot 16 de junho de 2011 21:23  

Sua sala ficou linda, suuuuper charmosa. Amei os detalhes, os quadros.

Beijos.

Marciliaandrade 20 de junho de 2011 23:34  

Ai eu te mandei já ha mais de um mês. :(
será q o email está certo, miniweddings@gmail.com 
eu vou reenviar!
bjus

Michele Navega 20 de junho de 2011 23:42  

Juro que não recebi! Manda de novo que eu respondo!
Bjs

Em 20 de junho de 2011 23:34, Disqus
<>escreveu:

Mary 25 de julho de 2011 12:34  

Oi Michele, tudo bem?

Tenho uma cômoda branca em casa que meu sonho é mandar pintar em azul tiffany, você tem algum lugar pra indicar aqui em São Paulo?

Beijos